quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Regulamentação de Técnico em Meio Ambiente



Proposta regulamenta profissão de Técnico de Meio Ambiente

Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 7 de janeiro de 2008


O Projeto de Lei 1105/07, do deputado Alexandre Silveira (PPS-MG), regulamenta a profissão de Técnico de Meio Ambiente. Seu objetivo é proporcionar a esses técnicos o reconhecimento e a regulamentação da profissão, fornecendo a eles um registro que lhes possibilite responder pelo exercício da atividade.

O deputado destaca que o Brasil conta com boas escolas de nível médio que formam, em diversos estados, profissionais no curso de Técnico de Meio Ambiente. Os formandos, porém, esbarram na falta de regulamentação da profissão, pois, sem o registro, a profissão não é reconhecida, dificultando a entrada no mercado de trabalho.

Atualmente, acrescenta Silveira, os técnicos de Meio Ambiente vêm sofrendo uma grande desmotivação profissional, uma vez que o mercado está absorvendo técnicos em Segurança do Trabalho para exercer a profissão dos técnicos ambientais.

Definições

De acordo com o projeto, considera-se Técnico de Meio Ambiente aquele que se dedica à consultoria técnica relacionada a questões ambientais; à indústria e comércio de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; e às empresas que se dedicam a atividades potencialmente poluidoras e/ou extração, produção, transporte e comercialização de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora.

Também se enquadram na profissão, segundo a proposta, aqueles que prestam consultoria a clientes, como profissionais autônomos; e serviço em órgãos públicos, empresas privadas, ONGs e órgãos que administram parques e reservas ambientais.

O projeto estabelece ainda que os técnicos de Meio Ambiente devem ser profissionais qualificados para compreender, tomar decisões e propor soluções sobre os problemas ambientais em toda a sua amplitude e diversidade, e devem obrigatoriamente ter formação profissional adequada.

Atribuições

São atribuições do técnico de Meio Ambiente:

- aplicar metodologias para minimizar impactos ambientais;

- aplicar parâmetros analíticos de qualidade do ar, água e solo, bem como da poluição sonora e visual;

- analisar os parâmetros de qualidade ambiental e níveis de qualidade de vida vigentes e as novas propostas de desenvolvimento sustentável;

- participar do planejamento, implementação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental, conforme ISO 14.001, nas empresas que buscam a certificação;

- acompanhar as Auditorias de Manutenção do Sistema de Gestão Ambiental;

- participar da elaboração de Licenciamento Ambiental para reforma ou instalação de novos equipamentos;

- coletar dados e acompanhar o engenheiro de Meio Ambiente em: Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF), Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI), Licença Operacional (LO) e Formulário Integrado de Caracterização de Empreendimento (FCEI);

- participar da elaboração do Relatório de Desempenho Ambiental (RADA) de uma organização, do Plano de Controle Ambiental (PCA) de qualquer estabelecimento cuja atividade cria passivo ambiental, do Relatório de Controle Ambiental (RCA) e do Estudo/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e deverá ser analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:- PL-1105/2007

Reportagem - Newton Araújo Jr.

Edição - Marcos Rossi

http://www.direito2.com.br/acam/2008/jan/7/proposta-regulamenta-profissao-de-tecnico-de-meio-ambiente

6 comentários:

  1. Como contratar um TÉCNIO EM MEIO AMBIENTE PARA ATUAR EM UNAÍ-MG. NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO IDENTIFICAR PROFISSIONAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola sou técnico em meio ambiente trabalho com licenciamento ambiental,topografia,e consultor ambiental

      Edson c. lima
      (95)911295-29
      ambientalprojetosrr@hotmail.com

      obs: experiencia comprovada......

      Excluir
  2. Sou Técnico em Meio Ambiente,Tecnico em Contabilidade, Itaituba-Pará
    (93) 9122-5544

    Qualquer trabalho só entrar em contrato.

    flaviopantoja@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. SOU TECNICO EM MEIO AMBIENTE E ESTOU A PROCURA DE EMPREGO NA AREA.
    CONTATO- oliveirafontineles@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola sou maicon recem formado e procuro emprego na area.

    contato: maicon_luis23@hatmail.com

    ResponderExcluir
  5. quais lugares posso colocar meu currículo?

    ResponderExcluir

Deixe seu recado ou dica ambiental

Técnicos em Meio Ambiente