terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dados florestais reunidos em livro estão disponíveis para download


A área das florestas naturais, plantadas e de unidades de conservação, além de taxas de desmatamento e características dos biomas são algumas das informações reunidas no minilivro Florestas do Brasil em Resumo.

A publicação, com quase 60 tabelas e 20 mapas, foi compilada pela equipe do Serviço Florestal Brasileiro e está disponível para download no site do Serviço Florestal - www.florestal.gov.br, http://www.florestal.gov.br, nas versões em português e inglês.

A obra traz um panorama do setor florestal no Brasil que começa com a explicação de conceitos básicos, como, por exemplo, o que é floresta, e mostra que a riqueza florestal ainda deixa o país como o segundo do mundo em extensão de florestas. Há, também, explicações sobre a gestão florestal e papel dos órgãos federais, como MMA, Serviço Florestal, Ibama e ICMBio.

No que se refere ao mercado, o livro mostra que o setor de base florestal gera cerca de US$ 37 bilhões e participa com cerca de 3,5% do PIB nacional. Só em 2007, a extração de madeira em tora ultrapassou os 270 milhões de metros cúbicos.

Este modelo de minilivro é produzido por órgãos florestais de outros países como Austrália, Finlândia, Chile, Estados Unidos e Canadá e, na avaliação do diretor-geral do Serviço Florestal, Antônio Carlos Hummel, será de grande utilidade para todos os atores interessados na conservação e o manejo dos recursos florestais do Brasil. (Fonte: MMA)



[Comente esta notícia no FÓRUM]

2 comentários:

  1. LUI-MEIO-AMBIENTE.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  2. oi galera tudo bem, estou aqui na busca de estágio em meio ambiente, sou de BH, faço curso técnico em meio ambiente.
    informações enviem para meu email, desde já obrigado
    meu email. cleudimarfrrr@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu recado ou dica ambiental

Técnicos em Meio Ambiente